V SIMPÓSIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL:
POLÍTICAS AFIRMATIVAS E
PRÁTICAS EDUCATIVAS
​
- 13 a 15 de julho de 2022 -
​
​
​
O projeto se insere na perspectiva de fortalecer o debate e a pesquisa na área da educação das relações étnico-raciais no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da articulação do "Grupo de Estudo Étnico-Racial e Educação Especial" (GEERE), de professores e alunos da graduação e pós-graduação do campus de Alegre.
​
O V Simpósio de Diversidade Étnico-Racial objetiva dar continuidade às discussões acerca da educação das relações étnico-raciais no âmbito da universidade, especificamente, no campus de Alegre-ES, na tentativa de contribuir com a produção e socialização de conhecimentos voltados a essa área, bem como ampliar o debate junto a professores da educação básica, do ensino médio e superior. Após a última edição ter ocorrido de maneira online, nesta edição voltaremos com o evento de forma totalmente presencial. Além disso, o evento é gratuito.
​
​
​
Eventos anteriores
​
​
I SIMPÓSIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: RACISMO E EDUCAÇÃO
A realização do Simpósio originou-se no decorrer na disciplina de "Tópicos Especiais em Educação na Contemporaneidade", no qual discutimos temas referentes a educação das relações étnico-raciais. Desse modo, observou-se a necessidade de iniciarmos ações voltadas à discussão sobre essa temática no campus de Alegre, na tentativa de constituir espaço tempo de diálogo e reflexão sobre a história, cultura, saberes da população afro-brasileira especialmente no âmbito da universidade. O I Simpósio foi realizado no dia 13 de julho de 2017, no auditório do Prédio Central da Ufes/Alegre e teve como objetivo discutir o processo histórico de produção social do racismo no Brasil e suas repercussões na educação brasileira. O evento contou com a participação de 50 participantes.
​
II SIMPÓSIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: POLÍTICA, PRÁTICAS E CULTURAS
O II Simpósio de Diversidade étnico-racial tinha por objetivo dar continuidade as discussões acerca da educação das relações étnico-raciais no âmbito da universidade, especificamente, no campus de Alegre-ES, na tentativa de contribuir com a produção e socialização de conhecimentos voltados a essa área, bem como ampliar o debate junto a professores da educação básica, do ensino médio e superior.
A segunda edição teve como objetivo discutir a educação das relações étnico-raciais no Brasil e sua articulação com as políticas públicas, práticas educativas e culturais. Os participantes do evento foram os alunos das licenciaturas de matemática, física, química e biologia; professores e demais profissionais da UFES-Alegre e dos municípios da Região Sul do estado do Espírito Santo, totalizando 100 pessoas. Para este evento foram convidados como conferencistas professores/pesquisadores de instituições de ensino superior e de educação básica que em seus estados estão desenvolvendo pesquisas científicas e produzindo conhecimentos na área da educação das relações étnico-raciais.
​
III SIMPÓSIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: POLÍTICAS, CURRÍCULOS E CULTURAS
Na terceira edição, objetivamos discutimos a educação das relações étnico-raciais no Brasil e sua articulação com as políticas afirmativas, o currículo e as culturas afro-brasileiras. Cumpre destacar a importância do evento com essa temática, no contexto político marcado pelas perdas de direitos sociais historicamente conquistados e de corte de verbas na educação, no contexto de precarização da universidade pública brasileira. Diante desse cenário, o Simpósio se constituiu como espaço de reflexão e resistência contra todo esse processo, na luta por uma educação de qualidade para todos, na perspectiva de combater todo preconceito, racismo e discriminação existentes nas instituições escolares e na sociedade. Durante o evento, tivemos a participação de professores, pesquisadores, profissionais da área da educação e da educação das relações étnico-raciais e também de outras áreas de conhecimento, nas conferências e nas mesas temáticas. Assim como, a participação e envolvimento de comunidades quilombolas nas apresentações culturais, participação de alunos na apresentação de vídeos sobre a temáticas que foram construídos durante a disciplina da ERER, bem como nas discussões realizadas.
​
IV SIMPÓSIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL:
POLÍTICAS, FORMAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS
O evento se inseriu na perspectiva de fortalecer o debate e a pesquisa na área da educação das relações étnico-raciais no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da articulação do "Grupo de Estudo Étnico-Racial e Educação Especial" (GEERE), de professores e alunos da graduação e pós-graduação do campus de Alegre. O IV Simpósio foi realizado no período de 21 a 23 de junho de 2021 e objetivou discutir a educação das relações étnico-raciais no Brasil e sua articulação com as políticas afirmativas, a formação docente e as práticas educativas. Realizado no formato online, o evento
envolveu a participação de professores/pesquisadores da área da educação das relações étnico-raciais, a partir da realização de mesas temáticas e apresentação de trabalhos (comunicação oral), assim como, a participação e envolvimento dos alunos, professores e sociedade nas discussões realizadas. As atividades foram relevantes para a ampliação da discussão da temática da educação das relações étnico-raciais (Erer) e sua articulação com as políticas afirmativas, a formação docente e as práticas educativas, considerando a participação de professores, pesquisadores, profissionais da área da educação, da Erer, de outras áreas de conhecimento e dos movimentos sociais. Assim como, o envolvimento de alunos da graduação e pós-graduação, professores da educação básica na apresentação de trabalhos, de modo a compartilhar seus conhecimentos e experiências. O evento abrangeu estudantes de graduação e pós-graduação profissionais da educação básica e do ensino superior; oriundos de diferentes estados e instituições de ensino: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, entre outros. Assim, o evento contribuiu para dar visibilidade as ações e políticas voltadas a Erer no estado do ES e no Brasil.
​