VI SIMPÓSIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL:
POLÍTICAS AFIRMATIVAS, FORMAÇÂO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
​
- 20,21 e 22 de junho de 2023 -
​
O projeto se insere na perspectiva de fortalecer o debate e a pesquisa na área da Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da Universidade do Espírito Santo, (UFES), por meio da articulação do "Grupo de Estudo Étnico-Racial e Educação Especial" (GEERE), do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) e dos professores e estudantes da graduação e pós-graduação do campus Alegre.
​
​
​
O VI Simpósio de Diversidade Étnico-Racial objetiva dar continuidade às discussões acerca Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da universidade, especificamente no campus de Alegre, na tentativa de contribuir com a produção e socialização de conhecimentos voltados a essa área, bem como ampliar o debate junto aos professores da educação básica, do ensino médio e do superior. O evento será de forma presencial e gratuito.
​
​
​
​
Palestrantes
​
​
Prof. Dr. Sérgio Pereira dos Santos
​
Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor do Programa de pós-graduação em Educação da UFMT. Doutor em educação pelo PPGE/UFES onde pesquisou a relação entre as categorias de raça e classe no contexto da implementação das cotas sociais da UFES (2008-2012). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, cuja temática de estudo foi o Programa Escola Aberta de uma escola da Rede Municipal de Educação de Vitória/ES, abrangendo os estudos da escola, da violência, da juventude, da religião, e das políticas públicas de juventude. É graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência docente em ensino superior público, principalmente na UFES e escola básica do ES, assim como no ensino superior privado. É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE) da UFMT.
Profª Me. Noélia da Silva Miranda
​
Mestra em Educação no PPGMPE-UFES (2020). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infanto-juvenil, princesas de outras etnias, meninas negras na literatura, rua, infância, espaço público e educação pública, formação de professores/as e lideranças quilombolas de Sapê do Norte. Escritora do livro infanto-juvenil: ZACIMBA GABA, princesa guerreira, "a história que não te contaram", uma história real dos povos quilombolas, apresentada com narrativa da autora publicado em 2015.
Prof. Dr.Rinaldo Pevidor Pereira
​
​Rinaldo Pevidor Pereira, Dr. em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016) e Me. em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Possui como linha de pesquisa a Etnomatemática com ênfase em jogos africanos, em especial os jogos Mancalas. Tem atuado como professor de matemática no Ensino Fundamental II e na formação de professores tendo por base os pressupostos das Metodologias Ativas. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Castelo Branco e Especialização em Tecnologias Educacionais pela PUC Rio. A utilização de jogos africanos em sua prática de sala de aula proporcionou uma mudança de postura em relação ao aprender e reaprender a dar aulas de matemática.
Profº Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde
Doutor em Educação e professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua na área Educação das Relações Étnico-Raciais. É pesquisador do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE/Ufes) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/Ufes). Desenvolve estudos e pesquisas em afrodescendência e relações étnico-raciais na educação, com interesse especial nos campos da história da educação, do movimento negro e do ensino de matemática.
Dra. Arlete Maria Pinheiro Schubert
​
​Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2021); graduação e bacharelado em História pela mesma universidade. É professora formadora da Universidade Federal do Espírito Santo na Licenciatura Intercultural Indigenas (Prolind-Ufes) e formadora na Ação Saberes Indígenas na Escola (2017- 2018); Professora na Rede de Educação do município de Vitória. Tem experiência na área de Educação e História, atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Povos Indígenas no Brasil, História Indígenas, educação etnorracial (lei 10.639 e 11.645), Antropologia e Educacão. Pesquisa lutas territoriais indígenas, processos educativos, culturas indígenas e comunidades tradicionais. Privilegia as metodologias participativas como a História oral e a Pesquisa partricipante.
Adilson Pereira dos Santos (UFOP)
​
Doutor em Educação (UFMG). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), especialista em Avaliação a Distância (UnB), especialista em Psicopedagogia (UEMG) e graduado em Pedagogia (UFMG). Atualmente é pedagogo da Universidade Federal de Ouro Preto, onde exerce o cargo de pró-reitor adjunto de graduação, e é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI da UFOP. Coordenador da Área de Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), ex-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial Ouro Preto. É pesquisador dos seguintes temas: processos educacionais de inclusão/exclusão, políticas para o ensino superior, avaliação institucional, ações afirmativas e educação para as relações étnico-raciais.
Profª Drª Maricleide Pereira de Lima Mendes -UFRB
​
Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1998), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade Estadual da Bahia (2002), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências oferecido pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2011) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências oferecido pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018) . Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), onde desenvolve atividades como docente, de pesquisa e extensão. É Professora do Mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID). Trabalha com a linha de pesquisa Ensino de Ciências/Química, Formação de Professor, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo.
Profª Drª Ana Paula Inacio Diorio
Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ (2016) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2012). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Coordenadora do grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Educação das Relações Étnico Raciais. Tem experiência em Ensino de Ciências e Educação do Campo com as temáticas de gênero, sexualidade, saúde do campo e educação das relações étnico raciais.