

VII SIMPÓSIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: POLÍTICAS AFIRMATIVAS, CURRÍCULO E IDENTIDADE
- 07, 08 e 09 de Agosto de 2024 -
O projeto se insere na perspectiva de fortalecer o debate e a pesquisa na área da Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da Universidade do Espírito Santo, (UFES), por meio da articulação do "Grupo de Estudo Étnico-Racial e Educação Especial" (GEERE), do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) e dos professores e estudantes da graduação e pós-graduação do campus Alegre.
O VII Simpósio de Diversidade Étnico-Racial: políticas afirmativas, currículo e identidade pretende se constituir como espaço tempo de diálogo e reflexão sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, sua articulação com as políticas públicas, formação de professores(as) e práticas educativas voltadas a estudantes negros(as) e indígenas nos diferentes sistemas de ensino. O evento será realizado no formato presencial e gratuito.
Inscrições e submissão de trabalhos
A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita no link abaixo até o dia 28/07. Caso opte por submeter um resumo de trabalho para apresentação, a inscrição deve ser realizada até o dia 20/07.
Datas importantes:
09/07 a 02/08: Inscrição no evento
09/07 a 20/07: Submissão de resumos
21/07 a 28/07: Avaliação dos trabalhos pelo comitê científico
29/07: Divulgação dos trabalhos aprovados
30/07 a 02/08: Correção dos trabalhos selecionados
02/08: Envio da versão final dos trabalhos selecionados
Submissão de trabalho:
Os trabalhos serão inscritos na forma de: Comunicação oral: relatos de experiências ou resultados decorrentes de pesquisas em andamento ou concluídas que apresentem análises parciais ou finais, organizados para exposição e/ou apresentação ao público.
O trabalho proposto pelo(s) autor(es) deve estar articulado a um dos Eixos Temáticos:
Eixo 1: Políticas Afirmativas na Educação Básica e no Ensino Superior
Eixo 2: Práticas Educativas e o Currículo Escolar voltados à Educação das Relações Étnico-Raciais
Eixo 3: Identidade, Formação de Professores, Processos Culturais e Territorialidades Quilombolas.
Normas para Submissão:
Corpo do resumo: O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 250 e no máximo 500 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único, com título, nome dos autores alinhados à esquerda e palavras-chave, sem incluir figuras e tabelas.
1) A estrutura do resumo deve contemplar
a) Introdução (justificativa e objetivos);
b) Referencial Teórico;
c) Metodologia;
d) Resultados (parciais ou concluído)
e) Considerações finais.
2) Margens: Deve-se respeitar margens de 3 cm na borda esquerda, 3 cm na borda superior, 2 cm na borda direita e inferior e de 2 cm.
3) Formato da Página: Formate o texto do corpo do resumo em apenas um parágrafo. Todo o texto deve ser justificado.
4) O trabalho deve conter de 3 a 5 palavras-chave
5) O texto deve ser devidamente revisado antes da submissão, ou seja, a revisão linguística do texto é de responsabilidade dos autores. Os resumos devem ser enviados em formato eletrônico *word e elaborados de acordo com o modelo supracitado.
O arquivo deve ser salvo com o nome do(a) primeiro(a) autor(a) + o eixo do temático escolhido, ex: NomePrimeiroAutor_Políticas Afirmativas.
6) Cada participante poderá submeter um trabalho como autor principal e dois trabalhos como coautor. O trabalho será avaliado pelo comitê científico podendo ser aprovado, aprovado com ressalvas e reprovado.